Foto de Gesiele Reis

Quem sou?

Nascida em Itajaí - Santa Catarina, tenho 38 anos, casada. Sou uma profissional apaixonada pela Educação Infantil, com ampla experiência em literatura, estética e abordagens pedagógicas italianas. Sou Doutora e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com doutorado sanduíche em Reggio Emilia (UNIMORE). Faço parte do grupo de pesquisa "Cultura, Escola e Educação Criadora" do PPGE da UNIVALI. Atuo há mais de 15 anos como professora de Educação Infantil na Prefeitura de Itajaí, além de possuir experiência como professora tutora na UNIASSELVI e como professora formadora em diversas instituições. Acredito na educação transformadora e na formação contínua, promovendo o desenvolvimento humano por meio de metodologias inovadora e sensíveis ao contexto infantil.

Foto de Gesiele Reis apresentando trabalho em Reggio Emilia

Experiência e formação...

Doutorado em Educação (Bolsista Prosuc/Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) / Doutorado Sanduíche (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) pelo Programa de Doutorado Reggio Childhood Studies da Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE) - Pesquisa: "A Experiência Estética como uma Prática de Cuidado de Si no Cotidiano da Educação Infantil" (2024)
Mestrado em Educação (Bolsista Prosup/Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Pesquisa: "Literatura para os pequenos: Experiências de San Miniato" (2014).
Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Título: "Literatura Infantil: Uma motivação para o processo de Alfabetização" (2010).
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Título: A Literatura Infantil como motivadora no processo de Alfabetização" (2007).
Integrante do Grupo de Pesquisa "Cultura, Escola e Educação Criadora" (PPGE-UNIVALI) desde 2012.
Professora de Educação Infantil no CEI "Sagrada Família", Itajaí, desde 2009.
Professora Tutora no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Brusque/Itajaí/Camboriú, de 2014 a 2020.

Saiba mais

Livro Experiências Literárias com Crianças Pequenas em San Miniato

Publicações...

Livro "Experiências Literárias com Crianças Pequenas em San Miniato". 1 ed. Itajaí/Criciúma: UNIVALI/UNESC, 2018, 120p.
Artigo "A educação estética no espaço expositivo do Museu de História e de Ciência - Lisboa, Portugal". Revista Diálogo Educacional, v 21, p 617-649, 2021.
Artigo "A estética de Lukács: contribuições ao currículo das ciências duras". Boletim Técnico do Senac, v 46, p 40-52, 2020.
Artigo "Materiais adaptados para alunos surdos: da teoria à prática". Maiêutica - Estudos Contemporâneos em Gestão Organizacional, v 7, p 107-120, 2019.
Capítulo de Livro "O cuidado de si durante o isolamento social: Um diálogo com professores/as da Educação Infantil". Michel Foucault e costuras contemporâneas. 1 ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, v 1, p 329-344.
Capítulo de Livro "A influência do discurso na construção da subjetividade". Michel Foucault e costuras contemporâneas. 1 ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, v 1, p 141-155.
Capítulo de Livro "Estratégias de Leitura no Ensino Médio: O PIBID de Letras". Cultura, escola e educação criadora: formação estética e saberes sensíveis. 1 ed. Itajaí/Joinville: UNIVALI/UNIVILLE, 2015, v 1, p 180-205.
Capítulo de Livro "O Sensível na Educação Infantil: Uma proposta de Rotina para os Bebês". Cultura, escola e educação criadora: formação estética e saberes sensíveis. 1 ed. Itajaí/Joinville: UNIVALI/UNIVILLE, 2015, v 1, p 251-267.

Saiba mais

Serviços ofertados

Grupo de Estudos "Experiências Estéticas em Reggio Emilia: Entre leituras, diálogos e descobertas"

O grupo de estudos "Experiências Estéticas em Reggio Emilia: Entre Leituras, Diálogos e Descobertas" explora, por meio de reflexões e trocas, os princípios dessa filosofia, inspirando práticas pedagógicas criativas e significativas no cotidiano escolar.

Saiba mais

Formação "Experiências estéticas em Reggio Emilia: Diálogos sobre a arte de documentar o cotidiano"

Na abordagem Reggio Emilia, as experiências estéticas e a documentação do cotidiano capturam a criatividade e as descobertas das crianças, promovendo diálogos ricos entre educadores, alunos e famílias sobre o processo de aprendizagem e expressão artística na Educação Infantil.

Saiba mais

Formação Continuada

A Formação Continuada é essencial para o desenvolvimento profissional, permitindo a atualização de conhecimentos e habilidades por meio de cursos e workshops. Isso capacita os profissionais a enfrentar desafios e a inovar na educação e no desenvolvimento social.

Saiba mais

Assessoria para elaboração de documentos pedagógicos

A assessoria para elaboração de documentos pedagógicos apoia instituições e educadores na criação de planos e projetos alinhados às diretrizes educacionais e à identidade institucional, promovendo um ensino de qualidade por meio de planejamento estratégico e metodológico.

Saiba mais