Para mais publicações e trabalhos, acesse o Currículo Lattes
Este livro nos conta uma interessante experiência de pesquisa sobre a literatura na educação de crianças pequenas. Experiência que se deu numa cidade italiana – situada no coração da Toscana, San Miniato. Com uma narrativa que se desenha em alguns momentos em metáforas e em outros por situações e/ou dados produzidos pela pesquisa, as autoras nos envolvem na educação infantil de San Miniato. A obra apresenta a concepção do literário que norteia as práticas educativas na Educação Infantil e San Miniato e nos revela estratégias e mediações que levam crianças a manterem um vínculo afetivo e estético com o livro.
O texto aborda o papel dos museus contemporâneos como espaços não formais de educação, promovendo a cultura científica e a interação com o público. Foca no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) em Lisboa, especialmente na exposição "Grandes carnívoros da Europa – Reis da Europa Selvagem", analisando sua relação com a educação estética. A pesquisa qualitativa, realizada em 2018, incluiu a análise de imagens e as falas da curadora, embasada em autores como Schiller, Bachelard e Larrosa. Os resultados destacam a importância do espaço expositivo na unificação do sensível e do inteligível, evidenciando como sua organização impacta a percepção e reflexão do público, contribuindo para a formação humana.
Disponível para download em: Periódicos PUCPR
O artigo discute a Teoria do Espelhamento Estético de Lukács e suas possíveis contribuições para o currículo das ciências exatas. A análise é baseada em dados da pesquisa de Murara (2013), que investiga como os currículos e a prática docente desses cursos influenciam a empregabilidade dos alunos. O desenvolvimento do trabalho utiliza os referenciais teóricos de Frederico (2000), Sales (2009) e Konder (2013) para explorar as ideias estéticas de Lukács.
Disponível para download em: Boletim Técnico do Senac
O artigo tem como objetivo compreender a essência da educação clássica segundo C. S. Lewis e apontar sua contribuição para melhorar a qualidade da educação no Brasil. Para isso, busca-se: (1) analisar a obra de Lewis; (2) identificar os valores universais que ele defende; e (3) sintetizar esses pontos em uma compreensão da essência do método educacional. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa exploratória, focando na análise do livro "A Abolição do Homem", onde Lewis compara a educação clássica e moderna, discutindo as consequências da transição entre elas. Outras fontes bibliográficas também foram consultadas para complementar o estudo.
Disponível para download em: Maiêutica - Uniasselvi